quarta-feira, abril 19, 2006

"Organizações de consumidores criticam falta de transparência nos preços da aviação"

De acordo com o presTUR, "Um estudo promovido por associações de consumidores de Portugal, Espanha, Itália e Bélgica concluiu que 'a maioria das agências e transportadoras aéreas não apresenta o preço total das viagens de forma clara, publicitando apenas a tarifa-base', indicou hoje a DECO Proteste, em comunicado.
O texto, que anuncia que o estudo será publicado na edição de Maio da revista 'Dinheiros & Direitos', bem como um estudo internacional sobre satisfação dos passageiros com companhias aéreas e aeroportos, afirma que 'ao pesquisar a viagem que pretende em várias agências e operadores, raramente o consumidor tem acesso imediato ao custo total'.
'Depois de somados as taxas e outros encargos, é surpreendido com um valor bastante superior ao que previa pagar. Esta diferença é ainda mais notória nos voos de baixo custo', acrescenta o comunicado que avança um excerto do texto a publicar pela revista no qual se afirma que 'uma viagem anunciada por € 112 pode sofrer um aumento superior a 60%, custando, na verdade, 182 euros. É o caso de um bilhete de avião com partida de Lisboa para Bruxelas, ida e volta, pela Virgin-Express'.
Para a DECO, 'não é admissível que os fornecedores de viagens cobrem as mais diversas taxas e sobretaxas e estas variem sem critério', acrescenta o comunicado, que salienta ainda que, 'para agravar o cenário, a maioria não discrimina os encargos'." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta notícia pode ser lida na íntegra.