domingo, abril 30, 2006

IAPXX - Inquérito à Arquitectura do Século XX

Depois do célebre inquérito de Francisco Keil do Amaral à arquitectura regional portuguesa iniciado no verão 1955, eis um novo e importante instrumento para a defesa da nossa arquitectura: Inquérito à Arquitectura do Século XX (IAPXX), lançado publicamente no Porto no passado dia 27 de Abril pela Ordem dos Arquitectos, o qual se encontra disponível em www.arquitectos.pt.
Para além da base de dados com mais de seis mil imóveis foi simultaneamente lançado um livro que selecciona cinco centenas de imóveis e um CD-ROM (edição do Expresso de 29 de Abril).
À Professora Ana Tostões que coordenou cientificamente a obra e à bastonária Helena Roseta uma palavra de reconhecimento por este relevante contributo. Os portugueses em geral e o seu turismo em particular muito têm a ganhar com o aprofundamento das preocupações na salvaguarda no nosso património arquitectónico.
A arquitectura dos edifícios destinados a empreendimentos turísticos deveria consagrar este tipo de preocupações. Naturalmente que umas tipologias serão mais permeáveis que outras à influência dos valores da arquitectura portuguesa mas há que enfrentar esta candente problemática com a máxima urgência. São infelizmente muitos os exemplos recentes de hotéis, moradias e apartamentos turísticos que descaracterizam a paisagem ferindo a nossa sensibilidade visual.