quinta-feira, abril 27, 2006

"Aviação: companhias querem vender lugares de pé" (!)

Segundo o Opção Turismo, "O fabricante de aviões comerciais Airbus discute com várias linhas aéreas asiáticas a possibilidade de oferecer lugares para passageiros viajarem de pé, aumentando assim a capacidade das aeronaves da empresa para 853 pessoas.
Para que a iniciativa seja aceita, as companhias aéreas exigem que sejam criados espaços especiais para que os passageiros possam viajar de pé confortavelmente e de forma segura. Todavia, até ao momento nenhuma delas concordou com a proposta até agora.
De acordo com especialistas que leram a proposta da Airbus, o projecto da empresa prevê que os passageiros de pé fiquem apoiados em cabines acolchoadas.
O espaço para cada passageiro de pé teria apenas cerca de 63 centímetros, em vez dos 70 centímetros actualmente usados para os lugares mais pequenos dos jactos comerciais. A iniciativa iria permitir que o novo avião A.380 da Airbus transportasse 853 passageiros, em vez da capacidade de 500 pessoas dos jactos convencionais.
Se as empresas aéreas adoptarem o projecto, as viagens para passageiros em pé só poderão ser aplicadas no caso de voos de curta distância."