quinta-feira, março 02, 2006

Visto para americanos continua, garante Amorim

Os Ministérios do Exterior e do Turismo não têm a mesma visão sobre a possível revogação da exigência de visto de entrada para os turistas norte-americanos no Brasil. A suspensão tem sido defendida pelo ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, mas encontra resistência no Itamaraty.
Indagado ontem em Paris sobre a questão, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou não acreditar na possibilidade de uma mudança na política de reciprocidade, tradicionalmente adotada pelo governo brasileiro. Para ele, essa política funciona bem e não há razão para modificá-la.
Amorim disse compreender a posição de seu colega do Turismo - Mares Guia tem interesse em aumentar a presença de turistas norte-americanos no Brasil, pois eles estão entre os que mais gastam em dólares.
O chanceler brasileiro lembrou, no entanto, que no passado, quando a França passou a exigir visto de entrada para os turistas brasileiros, o princípio de reciprocidade foi imediatamente adotado pelo Brasil. O visto de entrada só foi suprimido anos mais tarde, em comum acordo entre os governos de ambos os países.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores, atualmente não existe nenhum tipo de negociação entre os dois governos para a suspensão do visto de entrada para os turistas os norte-americanos.