segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Brasil terá novos passaportes

Novo passaporte entra em vigor em março

Até o final de março, deve entrar em vigor o novo Passaporte Comum. Ele chegará aos brasileiros na cor azul escura, com 16 novos itens de segurança e a esperança de reconhecimento internacional do esforço da Polícia Federal em barrar a indústria de falsificação que se formou em torno do nosso passaporte – um dos mais valiosos no mercado negro da ilegalidade mundial. Isso porque o Brasil é grande, multirracial e, aos olhos dos estrangeiros, um país fácil de ser usado como porta clandestina e como esconderijo, pelo seu tamanho continental e pelas tantas áreas pouco povoadas.
Segundo a PF, o novo documento tornará quase impossível a falsificação. Ele terá o padrão acordado pelos países do Mercosul e atenderá às normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), órgão ligado às Nações Unidas. Desde o 11 de Setembro, as autoridades alfandegárias, especialmente nos Estados Unidos e na Europa, fecharam o cerco em torno das entradas e saídas de estrangeiros, dificultando muito a atividades no Turismo. Mas, aos brasileiros, restou ainda a descrença nos passaportes, que estão no topo das listas de documentos roubados internacionalmente.
Primeiramente, a PF colocará em funcionamento a emissão do chamado Passaporte Comum. Depois disso, em data ainda não prevista, virão outros cinco novos passaportes de uso no País: o de cor verde, que será o passaporte oficial de serviço; o vermelho, diplomático; o marrom, denominado “laissez-passer”, para cidadãos de países que não mantêm relações diplomáticas com o Brasil; o amarelo, para estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados no Brasil; e o azul-celeste, que será o passaporte de emergência. Os passaportes antigos continuam valendo dentro de seu prazo normal, que é de cinco anos após a expedição – os novos terão o mesmo prazo de validade.

Fonte:www.panrotas.com.br