segunda-feira, março 06, 2006

"Para proteger a reserva natural: Só 350 turistas podem estar na ilha da Berlenga" (Portugal)

Como dá conta o jornalista Francisco Gomes na edição de hoje do Correio da Manhã, "A Berlenga só pode receber 350 turistas em simultâneo. Mas, neste momento, há 32 empresas marítimo-turísticas a operar para a ilha. O número é considerado excedentário e a Câmara Municipal de Peniche pretende evitar a emissão de mais licenças, de modo a regular o negócio e evitar a degradação ambiental da reserva natural.
Nesse sentido, a autarquia recomendou ao Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos que não licencie mais embarcações dedicadas à actividade marítimo-turística na zona. A limitação visa manter a harmonia entre as formas de transporte actuais e os direitos comerciais de cada um dos agentes.
Actualmente, apenas uma empresa está licenciada para o transporte de passageiros, mas há outras 32 firmas que fazem a ligação entre Peniche e a Berlenga para actividades de mergulho, pesca turística ou passeios organizados. Estão autorizadas a fazer escala na ilha por quatro horas e são consideradas 'excedentárias' pela autarquia.
De facto, uma excessiva presença humana pode ameaçar o rico ecossistema da Berlenga, onde habitam 20 mil gaivotas. Devido à pequena dimensão da ilha, foi imposta uma capacidade máxima de 350 pessoas. Apresentando uma geologia, clima e isolamento únicos, que permitem a ocorrência de uma centena de espécies vegetais, a ilha é uma indispensável zona de nidificação e repouso das aves marinhas." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.