domingo, março 26, 2006

"Escócia: consumo de tabaco proibido nos bares, restaurantes e locais de trabalho"

O jornal Público Última Hora noticia que "A partir de hoje é proibido fumar em locais públicos, bares e restaurantes e locais de trabalho na Escócia. Segundo uma sondagem, um quinto dos fumadores estão dispostos a não respeitar a lei.
Desde as 06h00 de hoje é proibido fumar em locais públicos 'fechados', comportamento passível de uma multa de 50 libras (73 euros).
Os donos de bares que não afixem a proibição ou não a façam respeitar arriscam-se a uma multa de 200 libras (294 euros), que pode chegar a 25 mil (37 mil euros) se não for liquidada num determinado prazo.
Uma sondagem da BBC indica que um quinto dos fumadores escoceses estão dispostos a desrespeitar a lei. A sondagem, realizada junto de mil pessoas, mostra que os jovens de 18 a 20 anos são os mais dispostos - 39 por cento - a desrespeitar a lei, e que os homens são mais propensos a quebrar a lei do que as mulheres.
O governo escocês pretende reduzir em 186.500 o número de fumadores até 2010, uma vez que o tabaco mata cada ano 13 mil escoceses, enquanto duas mil pessoas morrem vítimas de consumo passivo de fumo de tabaco."

Nota: Para mais desenvolvimentos sobre este tema, vide a Nota de Imprensa emitida hoje mesmo pelo Executivo da Escócia e a Página da campanha de apoio à nova disciplina.