Turismo do DF sob fiscalização
Os serviços ligados ao setor de turismo da cidade estão na mira do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF). Os dados sobre agências de viagens e hotéis - além de serviços de restaurantes, lojas, bares, taxistas entre outros - serão disponibilizados ao Instituto pela Secretaria de Turismo (Setur). O convênio assinado pelos órgãos, ontem, visa fiscalização preventiva e melhoria da qualidade dos setor.
A primeira ação conjunta ocorrerá na próxima semana e, provavelmente, será uma blitz nos ônibus de excursão que deixarão a cidade no período do Carnaval. Além de punir os empresários, que oferecem serviços abusivos e de má qualidade, os órgãos esperaram difundir as informações, que retratam um perfil desses serviços em Brasília. O consumidor terá acesso aos dados pelo telefone 151.
- A Setur tem um histórico das empresas que apresentam problemas, o que ajuda o trabalho preventivo - afirmou Maria Dagmar Freitas, presidente do Procon-DF.
No cadastro da Setur estão agências de turismo, restaurantes cujos serviços são considerados insatisfatórios, empresas de ônibus infratoras. A idéia é punir todas as irregularidades, que vai da apreensão de veículos com má qualidade de manutenção à interdição de hotéis, sem equipamentos de segurança contra incêndio.
- O que fizemos foi unir a fiscalização empreendida pela Setur ao poder de punir do Procon - declarou Lúcia Flecha de Lima, secretária de Turismo.
A secretária acredita o reforço fiscalização e a difusão das informações gerará uma seleção espontânea entre os serviços oferecidos na cidade.
- Os empresários com mais reclamações serão naturalmente excluídos pelos consumidores. Isso forçará que eles busquem melhorar seus serviços - afirmou a secretária.
A primeira ação conjunta ocorrerá na próxima semana e, provavelmente, será uma blitz nos ônibus de excursão que deixarão a cidade no período do Carnaval. Além de punir os empresários, que oferecem serviços abusivos e de má qualidade, os órgãos esperaram difundir as informações, que retratam um perfil desses serviços em Brasília. O consumidor terá acesso aos dados pelo telefone 151.
- A Setur tem um histórico das empresas que apresentam problemas, o que ajuda o trabalho preventivo - afirmou Maria Dagmar Freitas, presidente do Procon-DF.
No cadastro da Setur estão agências de turismo, restaurantes cujos serviços são considerados insatisfatórios, empresas de ônibus infratoras. A idéia é punir todas as irregularidades, que vai da apreensão de veículos com má qualidade de manutenção à interdição de hotéis, sem equipamentos de segurança contra incêndio.
- O que fizemos foi unir a fiscalização empreendida pela Setur ao poder de punir do Procon - declarou Lúcia Flecha de Lima, secretária de Turismo.
A secretária acredita o reforço fiscalização e a difusão das informações gerará uma seleção espontânea entre os serviços oferecidos na cidade.
- Os empresários com mais reclamações serão naturalmente excluídos pelos consumidores. Isso forçará que eles busquem melhorar seus serviços - afirmou a secretária.
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