quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Projeto da Comissão de Turismo quer mudanças no transporte

O presidente da Comissão de Turismo da Alerj, deputado Glauco Lopes, apresentou nesta terça-feira um projeto de lei que obriga que o transporte de turismo não seja mais fiscalizado pelo Detro (Departamento de Transportes Rodoviários).
O projeto de lei visa oferecer solução aos problemas que vem sendo causados na questão de fiscalização de veículos de turismo. A função, que compete a TurisRio, vem sendo exercida pelo Detro/RJ, causando desentendimentos e prejuízos à atividade turística no principal cartão-postal do turismo brasileiro.
Segundo dados da Abav-RJ (Associação Brasileira dos Agentes de Viagens do Rio de Janeiro), aproximadamente cinco veículos turísticos, legalmente cadastrados no Ministério do Turismo, são apreendidos por semana no Estado pelo Detro. Apenas em dezembro do ano passado foram mais de 20 apreensões.
"Este é um problema que vem merecendo mais atenção. É urgente a necessidade urgente de se regulamentar uma legislação específica para a fiscalização dos veículos de turismo", frisou Glauco Lopes.
O tema vem sendo discutido por instituições como a Bito (Associação Brasileira de Turismo Receptivo). "Eu tenho certeza de que este projeto será aprovado pela Assembléia Legislativa porque assim poderemos assegurar o direito de transportar os turistas que visitam o nosso estado sem submetê-los ao constrangimento desta fiscalização, que tem como objetivo pôr um fim na pirataria mas que infelizmente não distingue a atividade turística das demais", finalizou o autor do projeto.