domingo, dezembro 11, 2005

"Vale do Lobo quer imitar o Dubai construindo uma ilha"

Como revela um artigo do jornalista Idálio Revez, constante da edição de hoje do Público, "Os responsáveis pelo empreendimento turístico Vale do Lobo - um dos mais atingidos pela erosão na costa algarvia - querem construir uma ilha em frente ao aldeamento. É desta forma que o promotor imobiliário Sander van Gelder, de nacionalidade holandesa, pretende conquistar novos espaços para construir: dentro do mar. A ideia partiu de um ex-secretário de Estado da Pescas e, para o investidor, o Dubai é a referência.
O anúncio deste projecto, tornado público na altura em que decorria em Vilamoura a Taça do Mundo de Golfe, não deixou de ter os seus efeitos promocionais, mas resta saber se não passou de um golpe publicitário.
Segundo o presidente do Vale do Lobo, Sander van Gelder, o investimento mínimo necessário para este projecto ronda os 750 milhões de euros. Quando ao projecto, não passa de ideias vagas. À Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve não chegou até agora qualquer pedido de informação." (As hiperligações foram acrescentadas)
Considerando o seu interesse didático, este texto foi transcrito para o + Lex Turistica.