domingo, dezembro 11, 2005

"Portugal leva Timor à Organização Mundial do Turismo"

Como dá conta um artigo da jornalista Conceição Antunes na edição desta semana do Expresso, "Timor foi declarado membro efectivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) graças à intervenção de Portugal, que batalhava por este objectivo há já dois anos. 'Era o único país de expressão portuguesa que não integrava a OMT', faz notar Pedro de Almeida, representante de Portugal junto daquele organismo internacional.
Na reunião de Dacar, que terminou a 2 de Dezembro, Portugal também conquistou com maioria de votos o estatuto de Vice-presidente do Conselho Executivo da OMT até 2009, lugar acesamente disputado por países como a Alemanha, A Rússia ou a Hungria. 'Estando nós no órgão máximo da OMT, será mais fácil conseguir que os países lusófonos obtenham apoios para formação, estudos o mesmo projectos infresestruturantes', adianta Pedro de Almeida. E, lembra que, no ano passado, a OMT foi integrada nas Nações Unidas como a agência especializada para o turismo, beneficiando dos seus programas e fundos destinados a países carenciados, como é o caso dos PALOP.
Portugal conseguiu ainda que Timor entrasse na OMT sem assumir encargos de quotas, devido à economia precária. A OMT já avançou com um estudo de um milhão de dólares que visa identificar estratégias turísticas para Timor.
Com o Português já considerado língua de trabalho da OMT desde 2003, uma das próximas batalhas de Pedro de Almeida é a sua elevação ao estatuto de língua oficial. 'Portugal já é considerado como um grande país no âmbito da OMT', garante o representante nacional." (As hiperligações foram acrescentadas)