quarta-feira, novembro 30, 2005

"Turismo: APAVT quer um único organismo a decidir e a aprovar investimentos"

Também de acordo com o Diário Económico, "A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) exigiu hoje que os investimentos no sector, incluindo os de pequena e média dimensão, sejam aprovados por apenas um organismo estatal.
'O investidor, ao decidir investir apresenta o seu projecto a um só organismo do Estado, que reúna todas as competências necessárias para a decisão e concessão, de uma forma rápida e eficaz, de uma aprovação final', propôs Vítor Filipe, presidente da APAVT, no encerramento do congresso da organização, que decorreu desde sábado em Maputo.

'Esta pretensão dos empresários não pode, por parte do Estado, ser satisfeita apenas para grandes projectos mas tem que ser transversal a todas as iniciativas de investimento, incluindo as de pequena e média dimensão', acrescentou Vítor Filipe.
No seu discurso, Filipe disse ser urgente clarificar 'as diferentes competências na área do turismo a nível governamental' e defendeu a criação de 'uma grande estrutura exclusivamente dedicada' ao sector. 'Nessa grande casa do turismo português deverão ser concentrados todos os recursos afectos à execução da política governamental', afirmou.
O presidente da APAVT, em fim de mandato, lamentou que o peso do turismo 'não tenha ainda expressão a nível do governo' e recordou que o sector 'é um dos ponto-chave da economia nacional'.
No seu discurso, Vítor Filipe deixou diversas recomendações aos responsáveis moçambicanos do Turismo, exortando-os a resolverem alguns constrangimentos ao desenvolvimento do sector. Entre as preocupações das agências portuguesas de viagens, conta-se o do elevado preço dos vistos de entrada em Moçambique e a necessidade de maior investimento nas estruturas aeroportuárias, 'de modo a encurtar a distância entre os mercados emissores da Europa' e o país. Segundo o presidente da APAVT, Moçambique tem que fomentar o aumento dos 'voos charter' e agilizar o processo de investimento.
'Todas estas ideias são o fruto de experiências já vividas com outros destinos que os congressos da APAVT ajudaram a desenvolver com sucesso', disse Vítor Filipe."