quarta-feira, novembro 30, 2005

"Congresso da APAVT: Reclamações ao Provedor do Cliente subiram dois por cento"

Ainda na Turisver é revelado que "À margem do Congresso da APAVT, o gabinete do Provedor do Cliente da Associação, apresentou alguns dados estatísticos sobre a evolução das reclamações analisadas cujo número, até meados de Novembro, subiram 2 por cento em relação ao ano passado.
O Provedor do Cliente da APAVT recebeu, até meados de Novembro, 745 reclamações, tendo a DECO e a Direcção Geral do Turismo recebido 372, o que perfaz um total de 1.100 reclamações recebidas pelas diferentes entidades.
Segundo Rui Colmonero advogado da APAVT, foram vendidos neste período 300 mil pacotes de viagens pelo que 'estes números representam reclamações sobre apenas cerca de 0,5 por cento do total dos pacotes comercializados'.
Das reclamações dirigidas ao gabinete do Provedor (745), só 518 foram tidas em conta para apreciação, dado que as restantes estavam fora do âmbito do gabinete ou foram enviadas fora do prazo estabelecido.
Das 518 reclamações apreciadas pelo Provedor 131 tinham como motivação o transporte e o alojamento. As alterações ao programa vendido motivaram 118 queixas, sendo as restantes devido a atraso dos voos, incumprimento dos contratos, cancelamento da viagem.
O Provedor do Cliente deu razão integral às reclamações de 73 clientes, parcialmente a 168, enquanto 157 foram desfavoráveis às reclamações apresentadas." (As hiperligações foram acrescentadas)