quarta-feira, novembro 09, 2005

"TAP cria Aero LB para garantir o controlo de subsidiárias da Varig / "Governo português afirma empenhamento na recuperação da Varig"

O Diário Económico publica um artigo do jornalista Celso Filipe, em cujos termos "A TAP constituiu a Aero LB (Luso-Brasileira), uma empresa de direito brasileiro, para garantir o controlo de 95% VarigLog (Logística) e de 90% VEM (Engenharia e Manutenção) e revelou que o Geo Capital é o parceiro financeiro que suporta esta aquisição da companhia.
Estes primeiros passos foram dados após a assembleia de credores ter finalmente aprovado, na madrugada de segunda para terça-feira, a venda das duas subsidiárias da companhia brasileira à TAP por 62 milhões de dólares (53 milhões de euros).
A TAP, cujo objectivo final é ficar com 20% da Varig mantém, para já, uma posição cautelosa, apesar do acordo agora firmado. A última reunião de credores e as discordâncias manifestadas numa fase inicial por alguns dos participantes, fazem com que a TAP mantenha uma 'atitude de prudência' em todo o processo, comentou ao Diário Económico uma fonte ligada ao processo."
Este texto pode ser acedido na íntegra.

Adicionalmente, o mesmo jornal dá conta que "
Em comunicado, o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações afirma que esta aquisição se enquadra 'nas orientações estratégicas definidas pelo Governo'. O documento adianta, também, que o negócio contribui para a valorização da TAP, para a 'captura de oportunidades e o desenvolvimento em novos mercados' e a internacionalização da transportadora e da economia portuguesa. Neste contexto, o Ministério 'congratula-se com os desenvolvimentos' verificados na recuperação da Varig, diz que 'manterá todo o seu empenho para o sucesso na conclusão' do processo e reafirma o 'empenhamento' do Governo na 'reestruturação da Varig'."
Também este artigo está acessível em te
xto integral.