terça-feira, novembro 08, 2005

"TAP já constituiu empresa para comprar a Varig" / "Credores da Varig com dúvidas sobre parceiros da TAP"

Como refere um artigo de Lúcia Souza no Jornal de Notícias de hoje, "A TAP confirmou que já constituiu uma empresa brasileira para receber financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A 'Aero-LB Investimentos S.A.' vai adquirir duas subsidiárias da aérea brasileira a VarigLog (cargas) e a VEM (que actua na área de manutenção), ambas em recuperação judicial. A negociação será feita com financiamento do BNDES. De acordo com a TAP, o investimento inicial será de 62 milhões de dólares, que, agregado ao valor de uma operação de recebíveis do cartão Visa, poderá chegar a 90 milhões de dólares, a ser depositado hoje numa conta reservada ao pagamento das empresas de leasing."
Este texto está disponível na íntegra.

Por sua vez e em uma peça assinada pelo jornalista Paulo de Vasconcellos, o Público dá conta que "
A TAP aliou-se à sociedade macaense Geocapital para adquirir as duas subsidiárias do grupo Varig ligadas ao processo de recuperação da companhia aérea brasileira, a VarigLog e a VEM-Varig Engenharia e Manutenção. De acordo com o presidente da companhia aérea portuguesa, Fernando Pinto, há ainda um investidor brasileiro envolvido no processo, mas que o gestor se escusou a identificar.
[...]
As dúvidas sobre parceiros da TAP numa eventual entrada na Varig são uma das razões invocadas ontem para a suspensão da assembleia de credores. Desta forma, o voo de recuperação da Varig e a proposta apresentada pela TAP enfrentaram uma forte ameaça de turbulência em vésperas da audiência no Tribunal de Nova Iorque prevista para amanhã de manhã."
Atendendo ao interesse didático da matéria, este texto foi transcrito para o + Lex Turistica.