domingo, novembro 06, 2005

"Navio de cruzeiros atacado por piratas"

O jornal Público de hoje informa que "Um paquete que transportava num cruzeiro 302 turistas, sobretudo de nacionalidades norte-americana e inglesa, foi ontem atacado por piratas próximo da costa da Somália. Duas lanchas aproximaram-se da embarcação Seabourn Spirit, dispararam metralhadoras automáticas e lançaram granadas. Os mares desta zona são conhecidos pelo perigo de ataques de piratas.
O barco foi atingido pelos tiros mas não pelas granadas. A tripulação não tentou responder ao ataque, usou apenas um altifalante para tentar dissuadir os piratas, descreve a BBC on-line.
A escala que estava prevista para Mombaça, no vizinho Quénia, foi cancelada e o barco, que começou a sua viagem no porto egípcio de Alexandria, deverá terminar a viagem nas ilhas Seychelles.
David Dingle, porta-voz da companhia marítima com sede em Miami que é dona da embarcação atacada, informou que os passageiros ficaram 'surpreendidos e chocados', quando perceberam que o navio estava sob ataque. Um membro da tripulação ficou ferido mas nenhum passageiro sofreu ferimentos, disse.
Foram registadas 23 tentativas de ataques na costa da Somália desde meados de Março, de acordo com o Departamento Internacional Marítimo (IMB), que já alertou os navios para navegarem o mais longe da costa possível." (As hiperligações foram acrescentadas)