terça-feira, novembro 15, 2005

Em Portugal, "Regiões de Turismo congratulam-se com aumento de verbas"

A Turisver dá conta que "A ANRET – Regiões de Turismo de Portugal e a Junta de Turismo da Costa do Estoril emitiram um comunicado em que se congratulam com o aumento de verbas do Orçamento de Estado para as Regiões e Juntas de Turismo, pedindo a ANRET a revisão da Lei-Quadro das Regiões de Turismo.
O aumento, de 7,7 % em relação ao ano passado é a causa da 'natural satisfação' das duas entidades, que assim reconhecem 'o esforço que levou a um ligeiro aumento da transferência prevista no OE'. A ANRET e a JTCE sublinham que o facto é 'louvar', apesar de 'não ser um aumento que satisfaça as necessidades actuais'.
No comunicado recorda-se que nos últimos três anos as Regiões de Turismo viram inalterados os seus orçamentos, apesar dos aumentos no IVA, da inflação, dos aumentos salariais, e das 'obrigações financeiras a que as Regiões de Turismo ficaram submetidas pela contratualização da promoção externa com as Agências Regionais de Promoção Turística'.
A ANRET classifica ainda de 'urgente' a revisão da Lei-Quadro das Regiões de Turismo, para o que já entregaram uma proposta ao Secretário de Estado do Turismo. O objectivo é uma maior definição do papel das Regiões de Turismo, a sua reorganização territorial, aperfeiçoamento e aprofundamento das competências e uma maior participação do sector privado." (As hiperligações foram acrescentadas)