quarta-feira, novembro 23, 2005

"Air France-KLM com 'reservas' relativamente à 'taxa de solidariedade' sobre bilhetes"

O Diário Económico adianta que "O director executivo do grupo franco-holandês mostrou-se 'reticente e com reservas' face à taxa de solidariedade internacional sobre os bilhetes de avião hoje aprovada pelo Conselho de Ministros francês, por considerar que esta 'não é a melhor forma de abordar a questão'.
Ao falar à margem da conferência de imprensa de apresentação dos resultados semestrais do grupo, Jean-Cyril Spinetta disse 'aderir ao objectivo' de expressão de solidariedade Norte-Sul, mas também que tinha 'reticências e reservas sobre os princípios'.
'Não é a melhor forma de abordar o problema', disse, lamentado não ter 'sabido convencer' os poderes públicos da sua opinião.
Spinetta estinou no entanto que os valores avançados para a taxa de solidariedade são 'infinitamente menos penalizadores do que os que foram anunciados anteriormente'. 'Os efeitos negativos estão sempre lá, mas são menos elevados', explicou, adiantando que esta taxa não era 'uma ameaça susceptível de colocar em causa o discurso voluntarista' do grupo sobre as suas estimativas de resultados.
O projecto da taxa de solidariedade internacional sobre os bilhetes de avião, planeado pelo Presidente da França Jacques Chirac, foi hoje aprovado pelo Conselho de Ministros francês e prevê uma taxa de entre 1 e 40 euros por bilhete relativo às entradas no avião realizadas em solo francês. As receitas seriam entregues a um programa de saúde nos países menos desenvolvidos."