terça-feira, novembro 22, 2005

"Acordo aéreo entre UE e EUA no bom caminho"

De acordo com a Turisver, "A Comissão Europeia assegura que se fizeram “progressos consideráveis” na segunda ronda de negociações para alcançar um acordo aéreo entre a União Europeia e os Estados Unidos, acrescentando que continua ainda por resolver uma 'questão-chave' sobre a alteração de regras em matéria de controlo das transportadoras aéreas norte-americanas.
Segundo o porta-voz de Transportes, Stefaan de Rynck, Bruxelas espera que este compromisso esteja concluído durante o primeiro trimestre de 2006, mas todos os temas que estavam na agenda da segunda ronda de negociações 'resolveram-se', especialmente as questões de cooperação em matéria de segurança e outros aspectos técnicos como o funcionamento do 'code-share' em voos operados pelas companhias norte-americanas.
Europeus e norte-americanos também alcançaram um compromisso sobre temas de competência e ajudas de Estado, discutindo-se ainda sobre os mecanismos de arbitragem em caso de desacordo entre ambos na aplicação do pacto e da necessidade de alcançar de maneira imediata as negociações para uma segunda fase do acordo que seja mais ambiciosa.
'A questão chave que continua sobre a mesa é um pacote equilibrado sobre oportunidades comerciais. Estamos convencidos de que podemos encontrar uma situação em que as duas partes saiam a ganhar', disse o porta-voz. O Executivo comunitário considera um 'sinal positivo' que a administração norte-americana tenha anunciado uma alteração na interpretação das regras em matéria de controlo das companhias norte-americanas, que actualmente limitam a 25 por cento o capital estrangeiro."