quarta-feira, novembro 23, 2005

Turismo diminui, mas OMT comemora

A Organização Mundial do Turismo prevê para 2005 um aumento de 5% nas viagens turísticas. O crescimento esperado fica bem abaixo de 2004, quando o índice chegou a 11%.
Apesar da redução em relação ao ano passado, a entidade avalia positivamente o crescimento desse ano e afirma que os ataques terroristas e os desastres naturais não chegaram a provocar uma crise no turismo internacional. Segundo a organização, os ataques e as catástrofes tiveram um "alcance local e não conseguiram diminuir a taxa de venda de viagens pelo mundo".
Os índices desse ano devem seguir os prognósticos de janeiro, que previam um aumento de 5 a 8% nas atividades do setor. "Alguns destinos sentiram temporariamente esses efeitos, mas eles não puderam deter o desenvolvimento do turismo", afirmou o diretor do departamento de Estudos de Mercado e Técnicas de Promoção, Augusto Huéscar. Para Huéscar, este crescimento é "muito importante", levando em consideração que, durante o exercício, se registraram ataques terroristas em cidades européias e no Oriente Médio, assim como vários desastres naturais.
O especialista declarou ainda que a OMT prevê alcançar um bilhão de viagens turísticas em 2010 e 1,6 bilhão uma década mais tarde. (Fonte: Invertia)