sexta-feira, setembro 09, 2005

"TAP hesita em apresentar plano de viabilização à Varig"

Nos termos de um artigo dos jornalistas Gilda Sousa e Celso Filipe, publicado na edição de hoje do Diário Económico, "A administração da TAP tem dúvidas se irá apresentar uma proposta de viabilização da Varig depois de, nas últimas três semanas, a companhia brasileira ter sofrido vários reveses. A indecisão relativa à venda dos activos VariLog (logística) e VEM (engenharia e manutenção), necessários para garantir a viabilidade financeira de curto prazo da companhia brasileira, e o facto da IFLC, principal locador da Varig, insistir na devolução de 10 aparelhos Boeing, estão a colocar dúvidas à transportadora aérea portuguesa. É que, caso a 2ª Vara Empresarial do Tribunal de S. Paulo, impeça a venda da VariLog e da VEM, a administração da companhia brasileira não tem meios financeiros para sobreviver e pagar a dívida à IFLC, indispensável para continuar a voar.".
Este texto está disponível na íntegra.

Entretanto, o mesmo jornal adianta que "Numa entrevista à edição de Agosto do jornal interno da TAP, divulgada hoje, o administrador-delegado da transportadora afirmou que a proposta deveria ser apresentada 'à Varig no início de Setembro'.
'Se a Varig a assumir [a proposta] deverá entregá-la ao tribunal', acrescentou Fernando Pinto. A administração da Varig tem de apresentar o plano de reestruturação no tribunal até 12 de Setembro.
Fonte oficial da TAP afirmou hoje que a transportadora portuguesa ainda não entregou a proposta à congénere brasileira. 'A TAP continua a examinar o processo' afirmou a fonte, escusando-se a dizer se a companhia irá ou não apresentar uma proposta.
No final de Agosto, a Varig foi impedida de vender a sua participada VarigLog, depois da Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro ter determinado o arresto dos bens móveis e imóveis, incluindo as marcas da empresa de carga, agravando a situação da companhia aérea.
A TAP contratou a JP Morgan para elaborar a proposta à companhia aérea brasileira, prevendo 'a quase eliminação da dívida da Varig e a aquisição de toda a actual frota', segundo Fernando Pinto esclareceu ao jornal interno. O gestor garantiu ainda que a proposta não prevê o emagrecimento da frota da Varig que se 'deve manter ou mesmo crescer'.
Quanto à entrada no capital da transportadora brasileira, o administrador-delegado diz que, de acordo com a proposta que estava a ser elaborada, seria 'feita pela TAP ou por uma entidade oficial portuguesa'.".