quinta-feira, setembro 08, 2005

"Desafios para um turismo europeu sustentável" (ACTUALIZAÇÃO)

O Serviço de Imprensa do Parlamento Europeu acaba de divulgar que, tal como previsto ontem, "O relatório de Luís QUEIRÓ (PPE, PT) sobre as novas perspectivas e os novos desafios para um turismo europeu sustentável foi hoje aprovado em plenário por 471 votos a favor, 54 contra e 58 abstenções. O Parlamento Europeu concorda que o turismo é um dos sectores económicos com mais potencialidades de crescimento e de criação de novos postos de trabalho, em particular para os jovens e as mulheres.
A regulamentação comunitária deveria criar um enquadramento favorável ao desenvolvimento da indústria europeia do turismo, favorecendo em particular a prestação de serviços turísticos de qualidade. O PE considera fundamental a conclusão do mercado interno dos serviços turísticos e a efectiva igualdade de tratamento entre os operadores desta área. Propõe, para o efeito, a 'classificação comunitária dos serviços turísticos', a ser utilizada principalmente para as estruturas de alojamento.
Outra das medidas aprovadas pelos deputados diz respeito ao turismo de 3ª idade. Tendo em conta que o envelhecimento gradual da população deverá produzir um aumento do número de turistas fora da estação alta, os deputados pediram à Comissão que encoraje o desenvolvimento do turismo dos seniores na UE e a cooperação entre os Estados-Membros neste domínio. Ao lançar um programa de turismo em época baixa para a terceira idade, a Comissão estaria não só a contribuir para melhorar a qualidade de vida dos seniores, para criar emprego e para gerar procura e o crescimento da economia europeia, mas também a criar uma oportunidade para se estabelecer uma maior cooperação Norte-Sul.
Durante a sua intervenção em plenário, o comissário encarregue do pelouro das Empresas e Indústria, Günter VERHEUGEN, afirmou, no entanto, que a Comissão não tencionaria avançar com algumas das propostas hoje aprovadas pelos deputados. Fica, assim, ainda por ver se a classificação comunitária dos serviços turísticos e o programa de turismo para a terceira idade que o PE propõe irão ser acolhidas pelo executivo comunitário.
Para mais informações:
Ton Huyssoon
(Estrasburgo) Tel.: (33-3) 881 73856
(Bruxelas) Tel.: (32-2) 28 42408
e-mail:
tran-press@europarl.eu.int"