quarta-feira, setembro 07, 2005

"Desafios para um turismo europeu sustentável"

O Serviço de Imprensa do Parlamento Europeu está divulgando que hoje, "Depois das férias, os deputados vão debater o turismo. Luís QUEIRÓ (PPE, PT) é o autor do relatório de iniciativa sobre as novas perspectivas e os novos desafios para um turismo europeu sustentável, que vai a plenário a 7 de Setembro.
A Europa é o principal destino turístico a nível mundial, com mais de dois milhões de empresas, na maioria PMEs, a participar directamente na prestação de serviços turísticos. Luís QUEIRÓ (PPE, PT) salienta, no relatório de iniciativa que vai apresentar em nome da Comissão dos Transportes e do Turismo, que este é um dos sectores económicos com mais potencialidades de crescimento e de criação de novos postos de trabalho, em particular para os jovens e as mulheres. QUEIRÓ relembra que um turismo sustentado é aquele que é viável do ponto de vista económico e social, sem desvalorizar o ambiente ou a cultura local.
A regulamentação comunitária deve criar um enquadramento favorável ao desenvolvimento da indústria europeia do turismo, favorecendo em particular a prestação de serviços turísticos de qualidade. O deputado considera fundamental a conclusão do mercado interno dos serviços turísticos e a efectiva igualdade de tratamento entre os operadores desta área. Propõe, para o efeito, a 'classificação comunitária dos serviços turísticos', a ser utilizada principalmente para as estruturas de alojamento."
Este texto está acessível na íntegra nas Línguas Portuguesa e Espanhola.