quarta-feira, setembro 07, 2005

"Turismo: Cimeira Iberoamericana defende união e formação no sector"

O Diário Económico noticia que "Mais formação através de escolas de turismo e melhor cooperação para reforçar a competitividade do sector, são prioridades urgentes definidas na declaração final da V Conferência Iberoamericana de ministros do Turismo, que hoje terminou em Zamora.
A 'Declaração de Zamora' estabelece 10 pontos prioritários que comprometem os países a reafirmar o "carácter estratégico" de maior cooperação, essencial para reforçar a competitividade e para que o turismo seja motor de combate à pobreza e de desenvolvimento.
Promover o Código Ético do sector e fortalecer a participação da comunidade turística iberoamericana em reuniões internacionais do sector, são outras das prioridades detalhadas na declaração hoje divulgada.
No intuito de aproximar os programas nacionais, o texto alude ainda à criação de uma rede iberoamericana de especialistas e responsáveis das administrações nacionais de turismo, incentivando a qualidade e o 'marketing'.
Portais de turismo regional e nacional e um maior intercâmbio entre si, bem como o desenvolvimento de uma rede iberoamericana de Escolas de Turismo são igualmente objectivos dos governos participantes no encontro.
No que toca à qualidade e para estabelecer padrões globais, os participantes querem criar um sistema de Qualidade Turística, objective enquadrado em maior 'cooperação regional' e entre os sectores público e privado.
Um total de 22 delegações, entre elas de Portugal, participaram no encontro de Zamora, um dos eventos que decorre em Espanha antes da Cimeira Iberoamericana de Salamanca, em Outubro."