quinta-feira, agosto 18, 2005

Ministro lança Fórum Mundial de Turismo e Feira das Américas

No mês de outubro, a cidade do Rio de Janeiro vai receber mais de três mil pessoas para o Segundo Encontro Anual do Fórum Mundial de Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável que, durante sete dias, vai debater experiências nacionais e estrangeiras de promoção do turismo com desenvolvimento econômico e social e ações para a paz. Em seguida, será realizada a Feira das Américas ABAV 2005. O lançamento dos dois eventos foi feito ontem (16/8) pelo ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara, Rio, em solenidade que contou com a presença da governadora do estado, Rosinha Matheus, e representantes do setor.
"Queremos discutir os nossos problemas e buscar soluções. Vamos trazer para o Rio dezenas de casos, espalhados pelo mundo inteiro, para aprendermos, com as experiências bem sucedidas, como promover o desenvolvimento sustentável por meio do turismo", disse o ministro.
O Fórum Mundial de Turismo foi lançado em 2003, numa parceria do Ministério do Turismo, Nações Unidas R11; por meio da Organização Mundial do Turismo (OMT), Unesco e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) R11; e Fundação Turismo para Paz e Desenvolvimento Sustentável, entidade civil sem fins lucrativos. O Primeiro Encontro Anual do Fórum foi realizado no ano passado, em Salvador (BA), e teve a presença de representantes de 62 países.
A governadora Rosinha Matheus elogiou a escolha do Rio de Janeiro para sediar o Segundo Encontro do Fórum e lembrou que o estado recebe 40% do fluxo anual de turistas estrangeiros. "É uma satisfação muito grande trazer para o nosso estado uma proposta dessas e um fórum de discussão sobre turismo", disse.
O Fórum será realizado no período de 24 a 26 de outubro no Forte de Copacabana. Já a Feira das Américas, promovida pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), será realizada de 26 a 30 de outubro, no Riocentro, com um público estimado em mais de 20 mil pessoas entre operadores turísticos, hotéis, empresas aéreas e marítimas, locadoras de automóveis, órgãos oficiais de turismo, agentes de viagem e organizações não governamentais.
Estiveram presentes à solenidade, também, o secretário executivo do Ministério do Turismo, Márcio Favilla, o secretário de Estado de Turismo, Sergio Ricardo de Almeida, o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Otávio Leite, o secretário Especial de Turismo da Cidade do Rio de Janeiro, Ruben Medina, o presidente da Fundação Turismo para a Paz e Desenvolvimento Sustentável, Sergio Foguel, o presidente da Abav, João Martins Neto, o presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Olavo Monteiro de Carvalho, o presidente do Rio Convention&Visitors Bureau, Paulo Senise, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Arthur Nuzmann, além de prefeitos de diversos municípios e agentes de viagem.