terça-feira, agosto 16, 2005

MTur lança programa de empreendedorismo

O Ministério do Turismo lança, nesta quarta-feira (17/8), o Programa de Empregabilidade e Educação Empreendedora no Turismo – Empreendetur, em parceria com a Associação Brasileira de Bacharéis em Turismo (ABBTur). Destinado a estudantes, profissionais e empresários do Turismo, o programa visa a inserção no mercado de trabalho, com ênfase no empreendedorismo, na empregabilidade e nas oportunidades de negócios.
O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, dará a aula inaugural do Empreendetur. Um dos objetivos específicos do programa, que pretende beneficiar 30 mil participantes, é orientar e estimular os estudantes de Turismo e os recém-formados para uma mudança de estratégia profissional: ao invés de buscarem emprego, eles poderão se tornar geradores de novas oportunidades de trabalho no mercado turístico.
A primeira fase do programa será desenvolvida até abril de 2006, em todos os estados e no Distrito Federal, com oficinas técnicas, workshops, painéis, rodadas de consultoria e ciclo de debates acadêmicos com a participação de representantes dos segmentos do turismo, de estudiosos e profissionais da área. O Empreendetur prevê a criação de uma Central Eletrônica de Oportunidades de Empregos (CeoTur), que veiculará informações sobre as vagas de empregos e estágios existentes e também os currículos de candidatos interessados no mercado de turismo e hotelaria.

Intercâmbio – O programa também vai criar a Bolsa de Intercâmbio na Internet, que informará os participantes do Empreendetur sobre as oportunidades de estudo, estágio e participação em programas de capacitação e voluntariado, oferecidas por instituições nacionais e estrangeiras de referência no setor turístico.
O lançamento do Empreendetur e a aula inaugural do ministro do Turismo acontecerão no Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (Campus Darcy Ribeiro), às 11h. Estarão também presentes o presidente da ABBTur, Noslin de Paula Almeida, e um representante da reitoria da UnB. O Empreendetur tem o apoio da Fundação Banco do Brasil. (Amanda Campos)