terça-feira, julho 12, 2005

"TAP contrata JP Morgan para avaliar investimento na Varig"

De acordo com uma notícia publicada no Diário Económico de hoje, "A TAP Portugal contratou o JP Morgan para efectuar a avaliação do modelo de investimento na Varig, confirmando que mantém o seu interesse na companhia brasileira, anunciou hoje uma fonte da empresa.
No passado mês de Junho, a Varig apresentou um pedido de recuperação judicial, solicitando um prazo de seis meses para efectuar as negociações necessárias com os credores, evitando assim o arresto de aviões. A transportadora aérea brasileira estava a ser pressionada pela International Leasing Finance Corporation para proceder ao pagamento dos leasings atrasados referentes a 11 aviões. 'O interesse da TAP pela Varig mantém-se e a indicação disso é que a TAP acabou de contratar o JP Morgan para avaliar como investir na transportadora brasileira', referiu a mesma fonte à agência Reuters.
Antes do pedido de recuperação judicial, a TAP tinha apresentado um plano de viabilização da Varig, pretendendo assegurar 20% do capital social da companhia brasileira."
Adicionalmente, o mesmo jornal refere que "Segundo uma fonte da TAP, entre Janeiro e Junho de 2005, o conjunto das linhas da Europa registou um crescimento de 11% para os 1,7 milhões de passageiros, face ao mesmo período do ano anterior, o que contribuiu significativamente para o aumento do número de passageiros que utilizaram os serviços da transportadorea aérea nacional, em igual período.".