terça-feira, julho 05, 2005

2º Congresso do Turismo de Portugal: "Reinventar o Turismo, Afirmar Portugal"

Promovido pela CTP - Confederação do Turismo de Portugal, está a realizar-se no Centro de Congressos do Estoril o 2º Congresso do Turismo de Portugal sob o lema "Reinventar o Turismo, Afirmar Portugal".

Ontem e além de uma intervenção do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, o qual defendeu que "Portugal tem de repensar as bases em que assenta a oferta turística, sob pena de perder competitividade no mercado internacional" e afirmou a importância da sustentabilidade ambiental, dado que "esta é uma realidade da qual muitos promotores e autoridades, leviana e irresponsavelmente, se alhearam durante décadas, privilegiando o crescimento da oferta não qualificada e ignorando os riscos que o congestionamento comporta". Para mais desenvolvimentos, vide o texto publicado no Jornal de Negócios Online.

Por sua vez, Ernâni Rodrigues Lopes, Director do IEE - Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa e Sócio-Gerente da SaeR - Sociedade de Avaliação de Empresas e Risco, apresentou o estudo "Reinventando o Turismo em Portugal. Estratégia de desenvolvimento turístico português para o 1º quartel do século XXI", que havia sido encomendado pela CTP à SaeR. Neste e segundo relata o jornal em-linha Opção Turismo, "[...] Chamando a atenção para as alterações demográficas, com o aumento da esperança média de vida, e culturais, com novas exigências da parte dos turistas, uma situação que esgotou o modelo seguido pelo sector nacional, Ernâni Lopes defendeu que Portugal deve ter um Ministério do Turismo, pelo menos nos próximos anos, para concretizar a mudança indispensável.
Este deve integrar uma Secretaria de Estado de Transportes Aéreos, um desejo há muito avançado pela Confederação, pois, para Ernâni Lopes deve ser dada primazia à óptica do consumidor, para quem o modo de transporte é 'um elementos decisivo em termos de acesso' ao destino turístico.
É igualmente proposta a criação de uma Autoridade do Turismo, que 'dentro de uma década ou duas será a grande entidade do sector', e de um Conselho Estratégico para o Turismo, uma estrutura com 13 elementos para permitir o contacto entre os vários intervenientes na actividade, privados e públicos.
Para Ernâni Lopes seria ainda importante existir um Fórum Empresarial para a Excelência e Cooperação no Turismo, representando no Conselho Estratégico, e onde 'os actores estratégicos se articulam e estão em dialogo', o que é 'indispensável.'".