terça-feira, agosto 08, 2006

"Proibição de fumar em bares com pouca aceitação" em Portugal

De acordo com o Jornal de Notícias, "Apenas 25,4% dos portugueses concordam com a proibição de fumar em bares e pubs e 24,4% apoiam que deve ser proibido fumar em discotecas. No entanto, genericamente, a política antitabagista é aceite pela maioria.
As conclusões são de um estudo divulgado ontem pelo Ministério da Saúde (MS), citado pela Lusa, que surge depois da divulgação da nova versão da proposta de lei antitabaco, que mantém a impossibilidade de os proprietários de restaurantes e empreendimentos turísticos decidirem se os clientes podem fumar nas suas instalações.
Relativamente a esta questão, considerada 'a mais sensível' do projecto de diploma, apesar de 76,4% considerarem a intenção 'correcta', 70,7% dos inquiridos pensam que os proprietários de restaurantes, bares, discotecas ou hotéis devem poder escolher se o seu estabelecimento é para não-fumadores ou para fumadores, publicitando-o à entrada. No mesmo sentido, 71,5% preferem a opção de serem criadas zonas de fumo ou livres de fumo.
Da população inquirida, 86 % concordam com a proibição de venda de tabaco a menores de 18 anos e 94,5% estão de acordo com a proibição de fumar em estabelecimentos de saúde.
Para 67,8% dos inquiridos, deve ser proibido fumar em estabelecimentos de ensino, 65,3% concordam que não se possa fumar nos meios de transporte e 66,2% estão de acordo com a proibição em locais de trabalho.
Através deste dados, o estudo conclui que os portugueses mostram uma 'aceitação generalizada' pelas restrições ao tabagismo.
Segundo o MS, no estudo foram validadas 1058 entrevistas, sendo o erro máximo da amostra 3,01%, para um grau de probabilidade de 95%."