segunda-feira, agosto 28, 2006

"Hóteis passam para os fundos de investimento"

Em artigo publicado hoje no Publituris, João Neves salienta que "A propriedade hoteleira está a passar de um modelo em que o proprietário assume a gestão para se afastar da operação directa do hotel, o que permite a entrada de 'players' na área do capital de risco, segundo a consultora Jones Lang LaSalle.
A mesma entidade adiantou que o capital de risco protagonizou 41 por cento das transacções hoteleiras realizadas durante o ano passado na Europa, esperando-se que a curto prazo os desinvestimentos no sector favoreçam os fundos de investimento imobiliário.
O 'executive vice president' da Jones Lang LaSalle Hotels, Jodi Frigola, indica que a Europa é um mercado atractivo para os investidores na hotelaria e a separação entre o mercado imobiliário e a gestão hoteleira tornam-no ainda mais interessante. Enquanto no ano 2000 as capitais de risco apenas representavam um por cento do volume transaccionado, cinco anos depois ultrapassa os 40 por cento.
Os Estados Unidos, por exemplo, alcançaram 5,3 mil milhões de dólares em transações, dos quais 1.500 milhões provenientes da Ásia e mil milhões do Médio Oriente." (As hiperligações foram acrescentadas)