sábado, agosto 26, 2006

"Passaportes: só 33 consulados aptos a recolher dados biométricos"

O Diário Digital revela que "Apenas 33 dos 134 postos consulares portugueses no estrangeiro estão equipados e prontos para recolher os dados biométricos dos requerentes do Passaporte Electrónico Português, disse à Agência Lusa fonte da secretaria de Estado das Comunidades.
De acordo com a mesma fonte os consulados já equipados são os de Macau, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre, Santos, Genebra, Zurique, Nogent, Paris, Toronto, Luxemburgo, Versalhes, Berna, Lyon, Marselha, Newark, Londres e Manchester.
Estão também prontos para a recolha de dados biométricos os postos de Roterdão, Frankfurt, New Bedford, Monte Real, Bordéus, Providence, Washington, Hamburgo, Lille, Otawa, Nantes, Dublin, Maputo e Toulouse.
Segundo a mesma fonte, estes são os postos, no estrangeiro, onde se emitem mais passaportes.
A fonte acrescentou que na primeira quinzena de Setembro deverão ficar prontos para a recolha dos dados biométricos mais 24 postos, entre eles os de Pretória, Joanesburgo, Luanda, Harare, Caracas, Valência, Sidney, Jacarta, Díli, Barcelona e Madrid. Bilbao, Clemont Ferrand, Tours, Orlens, Dusseldorf, Bruxelas, Osnabruck, Estugarda, Berlim, Curitiba, São Francisco, Vancouver e Andorra completam a lista.
Para os cidadãos portugueses no estrangeiro que precisem de um passaporte e cujo consulado não esteja equipado com as máquinas de recolha de dados biométricos, o Governo vai conceder um documento temporário gratuito." (Os negritos foram acrescentados)
Este artigo está acessível em texto integral.