quarta-feira, junho 21, 2006

"Município de Maputo vai introduzir taxa de turismo"

De acordo com o Turisver, "O município de Maputo vai introduzir em breve a taxa de turismo com o intuito de recolher mais receitas para a edilidade, que 'está a trabalhar em dificuldade', anunciou o presidente do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, Eneas Comiche.
O edil da capital moçambicana reconheceu as dificuldades que o município enfrenta, sublinhando a necessidade de encontrar algumas formas para reverter a situação.
'Em todas as cidades do mundo, os municípios cobram taxas de turismo. Quem vai acomodar-se num hotel tem condições para pagar esta taxa', justificando a iniciativa e destacando ainda a elaboração de um programa de desenvolvimento do município para os próximos dez anos.
Neste programa estarão incluídas componentes de desenvolvimento institucional, financeiro e de prestação de serviços, devendo contar com o apoio do Banco Mundial e outros parceiros de cooperação, avançou ainda o responsável.
O programa será dividido em duas fases, prevendo-se que a primeira (três anos) se inicie no próximo ano até 2009 e a segunda (nos próximos seis anos), entre 2010-2016.
Segundo dados apresentados, o município de Maputo conseguiu colectar no último ano mais de três milhões de euros, mas a situação financeira continua a apresentar um 'desequilíbrio orçamental', referiu Eneas Comiche.
O orçamento para o presente ano está estimado em 11 milhões de euros, aproximadamente, levando as autoridades municipais de Maputo a recorrer a financiamentos externos para cobrir 57 por cento das despesas dos primeiros seis meses."