terça-feira, junho 20, 2006

"Mais 34 companhias aéreas proibidas de voar no espaço aéreo Europeu"

A pressTUR dá conta que "A Comissão Europeia baniu mais 34 companhias aéreas de voarem no espaço aéreo da União Europeia, aumentando para 180 o número de companhias aéreas na sua lista negra.
Em comunicado, a Comissão Europeia informa que proibiu de voar para o espaço aéreo europeu as companhias aéreas Blue Wing (do Suriname) e Sky Gate International (do Kirgiquistão), bem como a Star Jet também do Quirgiquistão.
A proibição à Star Jet foi aplicada por esta ser a mesma companhia que a Star Air da Serra Leoa, que já tinha sido proibida de voar, em Março passado.
A comissão actualizou por unanimidade a lista das companhias totalmente proibidas de operar para o espaço aéreo europeu, passando de 93 para 180. A lista consta agora com mais 13 novas companhias da República Democrática do Congo, 26 da Guiné Equatorial, 19 da Libéria, 13 da Serra Leoa e 10 da Suazilândia. Por outro lado, a Buraq Air foi retirada da mesma lista, em virtude de ter cessado actividade.
A Comunidade acrescenta ainda que vai destinar fundo suplementares para melhorar a assistência técnica aos estados cujos níveis de segurança são considerados 'insuficientes', e que outras instituições internacionais, como o Banco Mundial, anunciaram iniciativas semelhantes.
Em Março passado, a União Europeia interditou 93 companhias, na sua maioria africanas, de voarem para o espaço aéreo europeu."

Nota: O Comunicado emitido a este propósito pela Sala de Imprensa da U.E. está acessível em texto integral.