sábado, junho 17, 2006

"Ver a qualidade da água da praia na Net"

Como dá conta o Público de hoje, "Os banhistas vão ter possibilidade de saber em tempo real, através da Internet, a qualidade da água das praias antes de saírem de casa, anunciou ontem o Instituto Superior Técnico (IST), de Lisboa. Esse será um dos resultados da concretização, em curso, do projecto europeu Insea (Data Integration System for Eutrophication Assessment in Coastal Waters), que visa o desenvolvimento de metodologias que permitam integrar dados de satélite, medidas locais e modelos matemáticos, para produzir informação em tempo real sobre a qualidade das águas em zonas costeiras, incluindo as praias.
O projecto, liderado pelo IST e pela empresa portuguesa Hidromod, envolve também um consórcio de instituições do Reino Unido, França, Holanda e da Grécia.
'À medida que o projecto avança, vai sendo disponibilizada informação na Internet. O público português já pode obter dados, nomeadamente sobre correntes e qualidade da água no rio Tejo e na praia de Carcavelos', referiu Adélio Silva, responsável da Hidromod. A informação e os relatórios técnicos realizados no âmbito do projecto estão disponíveis nos portais www.mohid.com e www.insea.info."