quarta-feira, junho 21, 2006

"'Milhionários'"

"Já são mais de 330.000 os milionários de milhas da aviação! Com o ‘boom’ dos cartões de fidelização de companhias aéreas o número de coleccionadores de milhas atinge hoje as várias centenas de milhões, sendo que mais de 330.000 deles têm na sua conta mais de 1 milhão de milhas.
Mas quem são esses 'milhionários'? Na grande maioria são colaboradores de empresas que por via da sua presença global consomem anualmente dezenas de milhões de euros em passagens aéreas. Mas com esse 'boom' surgem também algumas questões polémicas como por exemplo: a quem pertencem as milhas? À empresa que paga as viagens ou a quem viaja?
Recentemente e pela primeira vez um tribunal europeu pronunciou-se, e a meu ver bem, sobre esta matéria determinando que as milhas de passageiro frequente acumuladas pelos colaboradores pertencem à empresa para a qual trabalham. Contudo as empresas precisam de pensar duas vezes antes de se apropriarem do que é legitimamente delas, uma vez que coleccionar milhas é quase um vício para os que viajam em negócio.
Esta é uma das razões pela qual presentemente a grande maioria das empresas não obriga os seus colaboradores a devolverem as suas milhas a fim de serem utilizadas em viagens profissionais. Este cenário pode mudar, agora que existe uma sentença favorável de um tribunal Europeu." Estes são os primeiros parágrafos de um interessante artigo de Pedro Barata, Vice-presidente da BCD Travel EMEA (Europe, Middle East and Africa), publicado no Diário Económico e a ler a na íntegra.