segunda-feira, maio 01, 2006

Turismo e Ambiente: "WWF critica ambientalistas portugueses"

O Público de hoje noticia que "O director europeu do Fundo de Conservação da Vida Selvagem (WWF), Magnus Sylven, divulgou ontem uma carta aberta a criticar o parecer negativo de três organizações ambientalistas portuguesas sobre o projecto urbanístico apoiado pelo WWF para a Mata de Sesimbra. A carta do número dois da WWF pretende responder às críticas ao projecto expressas no parecer conjunto recentemente divulgado da Quercus, Geota e Liga Protecção da Natureza.
O projecto prevê a construção de uma 'eco-cidade' com cerca de 8.000 alojamentos e capacidade para 30 mil pessoas numa zona florestal com cerca de 4.800 hectares. Na carta, Magnus Sylven dá conta do seu 'desapontamento ao tomar conhecimento da posição das ONG portuguesas' e da sua surpresa 'pelo facto de o WWF ter reunido diversas vezes com aquelas organizações, cujos comentários sobre o projecto foram sempre positivos'.
Para o director do WWF, o projecto responde às exigências e especificações pedidas por estas Organizações Não Governamentais (ONG), considerando que 'existem erros de omissão no comunicado' em que divulgaram a sua posição.
Magnus Sylven afirma também que as ONG.s nacionais se prendem com pormenores, quando o que está em causa são questões globais.
As três principais organizações ambientalistas portuguesas pronunciaram-se contra o empreendimento da empresa Pelicano, que tem o apoio da WWF, considerando que os problemas que ele levanta 'se sobrepõem às respectivas virtudes'." (As hiperligações foram acrescentadas)