sábado, abril 22, 2006

"Varig despede 30 funcionários em Portugal"

De acordo com um artigo da jornalista Inês Sequeira, constanta da edição de hoje do Público, "O encerramento dos escritórios portugueses da Varig, devido ao cancelamento das ligações aéreas da companhia brasileira para Portugal a partir de 16 de Maio, irá resultar no despedimento dos 30 funcionários que trabalham para a transportadora brasileira em Lisboa e no Porto.
A informação foi ontem avançada ao PÚBLICO por um representante do Sitava - Sindicato de Trabalhadores de Aviação e Aeroportos, José Matos, com base em indicações avançadas pela direcção da empresa em Portugal. 'Esta medida é para ser definitiva', adiantou o mesmo responsável, lembrando que Lisboa é a base mais antiga da companhia brasileira na Europa.
O tráfego da transportadora brasileira para Lisboa, único destino português para onde voa, tem vindo a diminuir. Entre o ano passado e 2004, os números de movimentos de aeronaves e de passageiros caíram mais de nove por cento, mas o decréscimo homólogo foi ainda mais forte no primeiro trimestre deste ano: entre 19 e 22 por cento.
O abandono das ligações a Lisboa foi anunciado no âmbito da reestruturação da companhia, mas devem manter-se outros destinos europeus: Madrid, Milão, Paris, Frankfurt e Londres. Apesar de ter caído para a terceira posição entre as empresas brasileiras do sector nos voos internos, a Varig mantém a liderança das ligações internacionais para fora do Brasil." (A hiperligação foi acrescentada)