segunda-feira, abril 03, 2006

Brasil quer turismo integrado entre países do Mercosul

A integração entre os países fronteiriços é um dos principais temas que a delegação brasileira vai abordar durante a 41ª Reunião Especializada em Turismo (RET), que começa nesta terça-feira e vai até o dia 6 próximo. Durante o encontro, que antecede a III Reunião de Ministros de Turismo do Mercosul, técnicos do Ministério do Turismo apresentarão o trabalho realizado no Brasil e incentivarão os demais países a também implementarem ações que facilitem o desenvolvimento do turismo intrabloco na fronteira. Os dois encontros serão realizados na cidade de El Calafate, na Patagônia argentina.

A Reunião Especializada em Turismo é um órgão governamental de debate do turismo no Mercosul. O encontro reunirá as delegações dos países do bloco econômico (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e da Venezuela e Chile, que participam como países convidados. O ministro Walfrido dos Mares Guia estará presente na Reunião de Ministros, que se realiza na sexta-feira (7).
Um dos principais temas do encontro de El Calafate é a inserção da Venezuela nos projetos que já estão em andamento no bloco. Isso porque o país, que já era membro associado do Mercosul desde julho de 2004, passou à condição de estado-membro em dezembro do ano passado, com direito a voz. Entretanto, para que o país realmente passe a ter direito a voto, foi instituído um grupo com o objetivo de negociar prazos e condições para o desenvolvimento do processo de adesão da Venezuela ao bloco.
A terça-feira (4) será destinada à discussão do projeto que o Mercosul desenvolve em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) para promover-se como destino turístico no mercado japonês. Além de proporcionar a inserção conjunta do Mercosul no Japão, o projeto possibilita o incentivo para a criação de produtos turísticos integrados, a promoção conjunta e o fortalecimento da imagem do Mercosul como produto turístico.

Países fronteiriços - Nos dois dias seguintes, a RET vai debater ações para facilitar o desenvolvimento do turismo entre os países fronteiriços. A delegação brasileira apresentará as ações realizadas com sucesso no País, como o Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras (Frontur), que tem o objetivo de buscar formas de facilitação do fluxo internacional de turistas. O evento foi realizado em 2004 e 2005, com a participação de representantes da Argentina e Uruguai, e a próxima edição, no mês de agosto, está programada para o estado de Roraima, com países da fronteira Norte do Brasil.
Outra alternativa para melhorar o fluxo de turistas nas fronteiras, que será apresentada pela delegação brasileira, é o Seminário Internacional de Políticas Migratórias e Turismo para Agentes de Fronteira, promovido em parceria com o Ministério da Justiça, com o objetivo de sensibilizar os agentes públicos de fronteira para a importância do turismo e do tratamento cortês para os visitantes que entram no País pela fronteira.
A pauta inclui, ainda: o diagnóstico e recomendações sobre as dificuldades que afetam o fluxo turístico entre os estados-partes, um trabalho que está a cargo da delegação uruguaia; a participação do setor privado nas reuniões da RET; a realização do Seminário de Turismo Sustentável e Combate à Pobreza no Paraguai; o relacionamento Mercosul/Organização Mundial de Turismo; a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo; e a agenda com os temas que deverão ser abordados na Reunião de Ministros.
“A RET é importante para a definição dos próximos passos da construção de uma política conjunta para o turismo no bloco e, dessa maneira, incrementar e desenvolver o setor na América do Sul”, explica o diretor do Departamento de Relações Internacionais do MTur, Pedro Wendler.

Fórum - A Reunião Especializada em Turismo (RET) é um fórum de trabalho governamental instituído pelo Grupo Mercado Comum (GMC), com o objetivo de viabilizar a integração das políticas no setor de turismo dos Estados-membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), definindo ações comuns para promover o Mercosul como destino turístico internacional. Trabalha em dois eixos fundamentais: a consolidação do Mercosul como bloco no âmbito do turismo e o incremento da entrada de turistas nos países do Mercosul.
A RET foi criada em 1992, mas não foi realizada em 2001 e 2002. Por iniciativa do Brasil, o fórum foi reativado com a promoção da Reunião em Brasília, em setembro de 2003. Desde então, já foram realizadas seis reuniões especializadas, com a participação de delegações de todos os países do Mercosul.