segunda-feira, abril 03, 2006

Turismo e Ordenamento do Território: "Revisão do plano de ordenamento dá viabilidade ao Parque Alqueva"

De acordo com o Diário de Notícias, "O Parque Alqueva, um dos maiores empreendimentos turísticos projectados para a zona da grande barragem alentejana, liderado pela sociedade de José Roquette, é um dos beneficiários da revisão do Plano de Ordenamento das Albufeiras de Alqueva e Pedrógão (POAAP), que agora irá entrar em discussão pública, antes da aprovação em Conselho de Ministros.
O POAAP descreve todos os projectos previstos para os vários concelhos do regolfo de Alqueva. Em Reguengos de Monsaraz, a revisão do POAAP cria expectativas de investimento superiores a 1,300 milhões de euros em projectos turísticos, cujo licenciamento tem estado condicionado à aprovação daquele plano. Só o Parque Alqueva, da Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações, prevê um investimento de mil milhões de euros e a criação de 1200 postos de trabalho.
A revisão do POAAP foi aprovada na sexta-feira, durante a última reunião da Comissão Mista de Coordenação, realizada na Câmara de Reguengos de Monsaraz. O plano, que estabelece as regras de utilização do plano de água e da zona de protecção da albufeira, ficará em discussão pública durante 45 dias. Se os prazos forem observados e não ocorrer nenhum incidente processual ou reclamação, será enviado no princípio de Junho para aprovação em plenário ministerial." (As hiperligações foram acrescentadas)