sexta-feira, fevereiro 24, 2006

"Credores da Varig abrem porta à entrada da TAP"

Nos termos de um artigo dos jornalistas Gilda Sousa e Hermínia Saraiva, publicado na edição de hoje do Diário Económico, "Os principais credores da companhia aérea brasileira Varig aprovaram ontem os detalhes do plano de recuperação da empresa, anunciou o presidente do Fundo de Pensão da Varig (Aerus). Com este passo, a TAP já poderá apresentar uma proposta para o controlo da companhia aérea brasileira.
A entrada da Varig numa fase de gestão controlada pelos credores estabiliza e clarifica a situação da transportadora, o que poderá motivar a formalização do interesse não só da TAP como de outros interessados na compra da empresa.
O plano aprovado pelos grandes credores, contemplou as exigências da Aerus, afirmou Odilon Junqueira, o presidente do Fundo de Pensões da Varig, citado pela Lusa. A principal mudança no plano é a definição de um banco de primeira linha para cuidar da gestão do FIP Controlo (Fundo de Investimento e Participação) e uma consultora para assumir a gestão da Varig.
O banco responsável pela gestão do FIP Controlo e a empresa que vai gerir a Varig serão escolhidos no próximo dia 13 de Março. O plano de recuperação judicial da Varig, já aprovado em Dezembro em assembleia, vai transformar a dívida da companhia em acções por meio do FIP Controlo. 'A partir de 14 de Março surgirá uma nova Varig, com gestão moderna. Temos certeza que após esse processo teremos novos investidores na empresa', afirmou o mesmo responsável. Os bancos Bradesco e Itaú e Mellon são algumas das hipóteses já avançadas pelos credores para assumir a gestão do fundo, de acordo com Marcelo Bottini, presidente da Varig, citado pela 'folhaonline'. Caberá depois ao banco seleccionado escolher a entidade que vai gerir a transportadora.
Contactada pelo Diário Económico, fonte oficial da TAP recusa comentar os desenvolvimentos no processo Varig, porque 'ainda não conhece formalmente o plano'."