sexta-feira, dezembro 30, 2005

"Plano de recuperação aprovado Varig mais próxima da TAP"

De acordo com a edição de hoje do Diário de Notícias, "O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aprovou o plano de recuperação da Varig, situação que volta a colocar a TAP em situação privilegiada no processo de recuperação da companhia brasileira.
A decisão do tribunal ocorre seis meses depois da Varig ter iniciado um processo de recuperação judicial, previsto pela legislação brasileira. A partir de agora, a empresa aérea terá um prazo até dois anos para pôr em acção o plano de recuperação aprovado pelos credores.
O DN tentou obter uma reacção da TAP sobre a decisão da justiça brasileira, mas a administração da transportadora portuguesa optou, nesta fase, por não comentar as notícias que chegaram ontem do Brasil. Até à hora de fecho desta edição, a companhia liderada por Fernando Pinto não conhecia a decisão da Varig sobre o comprador das subsidiárias VEM (manutenção) e Varilog (carga), situação que se encontra num impasse depois de, no dia 19 deste mês, a TAP ter comunicado que não reconhecia como 'válidas' as contrapropostas da Docas e dos americanos Matlin Patterson. A TAP, em parceria com a Geocapital, de Stanley Ho, pagou 62 milhões de dólares pelas empresas."