segunda-feira, janeiro 09, 2006

"Biometria nas fronteiras dos EUA"

Como dá conta um artigo da jornalista Ana Rita Guerra, publicado no Diário Económico de hoje, "Antes que terminasse o prazo imposto pelo Congresso, a 31 de Dezembro, o Departamento de Segurança Interna (DHS) finalizou a implementação do programa US-Visit nas entradas biométricas de 104 postos fronteiriços terrestres.
A intenção é muito clara: recolher o máximo de informações biométricas e biográficas possível de todos os indivíduos que entrem ou tentem entrar nos EUA, restringindo ainda mais a já reforçada segurança nas fronteiras desde os ataques de 2001. Na opinião do responsável da DHS, Michael Chertoff, a disponibilização destas capacidades representa 'um passo gigantesco', concertado com o esforço que o governo de Bush está a operar para fortalecer o sistema de gestão da imigração e de fronteiras do país.
Mais concretamente, este programa consiste na recolha de informações dos visistantes em todos os postos de emissão de vistos, à chegada é à saída, seja por terra, mar ou ar. O US-Visit irá comparar os dados biográficos e biométricos obtidos (os mais comuns são a impressão digital, a retina e as veias da palma da mão) com a identidade fornecida pelo visitante, ao invés de rastrear longas listas de terroristas, criminosos e violadores." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.