quarta-feira, outubro 12, 2005

"Turismo brasileiro atrai PME portuguesas"

De acordo com um artigo, do jornalista Alfredo Prado, saído na edição de hoje do Diário Económico, " O litoral do Nordeste brasileiro atrai investidores portugueses de todos as dimensões, desde os grandes grupos, como o Grupo Pestana, aos pequenos, como a sociedade Lusitânia Hotéis e Turismo, constituída por três sócios algarvios, que abre este mês o 'Lago Hotel', em Tibau do Sul, a cerca de 80 quilómetros de Natal. Este é um dos muitos exemplos de investimentos portugueses, de pequeno e médio porte, no turismo brasileiro. Com 11 chalés e 22 suítes, numa área de 41 mil metros quadrados, o empreendimento lançado pelos empresários algarvios Delfim Soares, Abílio Frade e Augusto Furtado, recebeu investimento de cerca de três milhões de euros.
Segundo declarações do director do Lago Hotel, Pedro Dinis, ao Diário Económico, a procura e a oferta na região são grandes. 'A nossa aposta é no mercado europeu, nos turistas portugueses e espanhóis, mas também no mercado brasileiro. O fluxo turístico brasileiro é muito bom'.
À semelhança de outros estados do Nordeste do país, como Ceará ou Bahia, também o Rio Grande do Norte tem vindo a captar numerosos investimentos portugueses. 'Na região de Praia da Pipa, Tibau do Sul, onde estamos instalados, grande parte dos investimentos hoteleiros são de portugueses', destaca Pedro Dinis. O fluxo de turistas portugueses que desembarcam no aeroporto de Natal é praticamente diário. 'Só a TAP opera cinco voos semanais, além dos charters', diz. No entanto, as dificuldades para concretizar este tipo de investimento são muitas. 'É que a burocracia no Brasil consegue ser pior que em Portugal', afirma."

Este texto pode ser lido na íntegra.