quinta-feira, outubro 27, 2005

Interdisciplinaridade Turismo e Antropologia

Um convite à comunidade do "Lex Turistica" a visitar o texto da Profa. Lilia Katri Moritz Schwarcz, Professora do Departamento de Antropologia - USP, que faz uma abordagem sobre o antropólogo americano Clifford Geertz. Um texto "instigante" que nos leva às mais inusitadas reflexões.
Reputo interessante no turismo uma vez que a interdisciplinaridade com a antropologia só tem a acrescentar deixando de reduzir o turismo à simplicidade de pensamentos "maniqueistas" e lançando a mente à complexidade que o tema realmente apresenta na sua práxis.

Segue abaixo uma pequena "parte" do texto referido:
"Clifford Geertz não é, porém, um representante máximo dos modelos que fazem da realidade um efeito relativo. Na verdade, o antropólogo parece se opor a tudo e a todos quando defende um "anti-anti-relativismo", ou melhor, nos momentos em que questiona o pavor atual com relação ao relativismo cultural. Com efeito, a ironia de Geertz se destina justamente às saídas pasteurizadas, que pretendem encontrar semelhanças, realidades estáveis ou uma natureza quase essencial ao homem. Para essa nova postura intelectual, nosso autor guarda uma nova designação - "provincialismo cultural" - e acrescenta que esse não seria mesmo o melhor dos partidos: "examinar dragões, não domesticá-los ou abominá-los, nem afogá-los em barris de teoria, é tudo que consiste a antropologia".