sábado, setembro 10, 2005

"Beja: Governo garante verbas para aeroporto"

Segundo a edição de hoje do Jornal de Notícias, "O secretário de Estado adjunto das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Ribeiro de Campos, anunciou, ontem, em Beja, que o Orçamento de Estado (OE) para 2006 incluirá as verbas a construção do aeroporto local.
'Estão criadas as condições necessárias para avançar com o aeroporto já em 2006', assegurou, sem entrar em detalhes sobre o projecto a realizar. Ribeiro de Campos na apresentação pública do novo Conselho de Administração (CA) da Empresa de Desenvolvimento do Aeroporto de Beja (EDAB). Em termos financeiros, o governante garantiu que 'todas as exigências que o novo CA da EDAB entenda como necessárias para o arranque do projecto serão consignadas no próximo OE'.
Classificando os cinco anos de atraso na condução desse dossiê como 'tempo perdido', assegurou que 'o Governo não regateará esforços para que a missão do aeroporto seja coroada de êxito e os seus objectivos sejam concretizados'.
A EDAB é agora presidida por José Queiroz, que já esteve à frente do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) e foi um dos responsáveis do aeroporto de Macau. Mourato Grilo, que presidiu recentemente à EDAB, e Manuel Augusto Barroso, quadro da ANA, são os dois vogais do novo CA. Conhecida a forma conflituosa como deixaram a EDAB, que vai ser dirimida em tribunal, nenhum dos administradores cessantes marcou presença no acto de posse. Em cinco anos de existência, a empresa teve outras tantas administrações.
O aeroporto de Beja, de acordo com o secretário de Estado, 'tem condições para vingar no mapa estratégico do sistema aeroportuário nacional'." (As hiperligações foram acrescentadas)