domingo, dezembro 24, 2006

"IPPAR dá aval à pousada no Freixo"

Como dá conta Carla Sofia Luz no Jornal de Notícias de hoje, "O projecto para a reconversão do Palácio do Freixo e do edifício das antigas moagens Harmonia em pousada da ENATUR já tem o aval do Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR). A versão final da proposta, assinada pelo arquitecto David Sinclair, resulta de um trabalho de 'dois anos de negociações e estudos' com 'reuniões e visitas técnicas específicas'.
A aprovação do instituto surgiu na primeira semana de Dezembro, de acordo com informações dadas pelo Grupo Pestana, gestor da rede de Pousadas de Portugal. Fica claro, então, que a análise à proposta para a unidade hoteleira no Freixo iniciou-se antes da Câmara e da Assembleia Municipal do Porto terem aprovado a cedência dos dois edifícios. Depois de ter sido chumbado por duas vezes no mandato anterior, o acordo entre a autarquia e o Grupo Pestana foi viabilizado em Novembro de 2005.
'A última etapa deste processo passa agora pelo licenciamento da Câmara Municipal do Porto, o qual permitirá que o arranque das obras de beneficiação aconteça no primeiro trimestre do próximo ano', lê-se, ainda, no comunicado. O Grupo Pestana pretende abrir as portas da nova pousada em 2008
." (As hiperligações foram acrescentadas.