sábado, julho 08, 2006

Presidente da República apela aos autarcas algarvios para resistirem às pressões dos construtores civis

Num conjunto de encontros que ontem tiveram lugar no Algarve, que contaram com a presença de empresários, presidentes de câmaras municipais, presidente da RTA e Secretário de Estado do Turismo, o Sr. Presidente da República apelou aos autarcas algarvios para resistirem às pressões dos construtores civis para edificarem novos empreendimentos.
'Muita coragem e uma grande força para resistirem à construção excessiva que se manifesta em algumas zonas do Algarve' um apelo pungente que denota uma preocupação do mais alto magistrado da Nação face a uma gritante realidade que se encontra à vista de todos mas que poderosos lóbis económicos continuam a satisfazer o seu interesse particular em detrimento do interesse público de um correcto ordenamento do território e da preservação do meio natural.
'Queremos […] que o Turismo seja uma actividade com futuro e que possa enfrentar a concorrência vinda de quase todos os países do mundo' sublinhou o Sr. Presidente da República a propósito do principal destino turístico nacional.
O Sr. Presidente da República constatou nos autarcas da região a vontade de combater 'o desordenamento turístico, que se reconhece haver no Algarve, de preservar a qualidade ambiental, de requalificar as frentes de mar, as vilas e as cidades.'
Uma iniciativa altamente meritória, logo no início do mandato presidencial, avançando com frontalidade questões concretas que constituem um pesado óbice ao desenvolvimento sustentável da actividade.
O Governo dará certamente, a breve trecho, um poderoso contributo para atenuar esta realidade da construção civil excessiva quando colocar na agenda política a candente questão do financiamento das autarquias.