domingo, maio 28, 2006

"Portugal pronto para exportar certificação de casas rurais"

Nos termos de um artigo de Teresa Costa, publicado na edição de hoje do Jornal de Notícias, "A Rede Solares de Portugal concluiu o processo pioneiro de certificação dos serviços de atendimento e agendou para a próxima sexta-feira, no Porto, a cerimónia de entrega dos certificados a 96 casas de Turismo em Espaço Rural (TER). O modelo está agora pronto a ser exportado.
No total, serão atribuídos 97 títulos, sendo que um deles será para a própria TuriHab - Rede de Solares de Portugal, instituição presidida por Francisco Calheiros e que liderou o processo, em curso desde há três anos.
Com a certificação, o turista fica a saber que encontrará as mesas regras e o mesmo padrão de qualidade em qualquer uma das casas da Rede, definido pela Especificação de Requisitos de Serviços do Turismo em Espaço Rural, identificada pelo código ERS 3001.
Trata-se de uma norma criada por portugueses, cuja implementação foi acompanhada pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER) e que poderá constituir um modelo de referência para os parceiros europeus da Rede (TuriHab - Europa das Tradições) e para as congéneres da América Latina (Mercosul - Fazendas do Brasil)." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto está acessível na íntegra.