quinta-feira, maio 04, 2006

"Companhias de cruzeiros terão novas regras de segurança contra incêndios"

De acordo com o Turisver, "O Conselho Internacional de Linhas de Cruzeiros redigiu um pacote de recomendações aos seus membros sobre a segurança contra incêndios, depois do incêndio que ocorreu a bordo do navio Princess Cruises no mês passado, o qual se calcula que tenha sido provocado por um cigarro mal apagado.
As companhias de cruzeiros têm três meses para verificarem se há risco de incêndio em todas as áreas externas, particularmente nos balcões e em conjunto com as autoridades reguladoras devem substituir todos os materiais inadequados. Estes poderão incluir divisores de balcões, móveis e almofadas.
O director da Associação de Passageiros de Cruzeiros, Bill Gibbons, refere que esta organização apoia 'completamente as recomendações e os membros tomarão medidas preventivas imediatas', acrescentando ser demasiado cedo para falar em custos.
Entre as novas recomendações, insta-se os operadores a aumentar a vigilância em todos os seus navios com balcões onde pode haver existência de materiais de fácil combustão e carência de detectores de fumo.
Também a criação de postos de observação e patrulhas adicionais anti incêndios, revendo a formação da tripulação e aconselhar os seus passageiros a não deixar os seus objectos pessoais como toalhas, nos balcões, quando não estão nos quartos." (As hiperligações foram acrescentadas)