domingo, abril 23, 2006

"UGT vai apresentar proposta: Pontes descontadas em dias de férias"

Como dá conta um artigo dos jornalistas Sandra Rodrigues dos Santos/Paulo Marcelino, publicado no Correio da Manhã, "As pontes – como os feriados – prejudicam a economia e a produtividade do País. Os onze feriados oficiais de cada ano mais o Carnaval e o feriado municipal têm um impacto de 4,4 mil milhões de euros – três por cento no Produto Interno Bruto (PIB) português, que é pouco superior a 147 mil milhões por ano. Para minimizar estes custos, a UGT propõe que os dias gozados como pontes passem a ser descontados nas férias dos trabalhadores.
'Os feriados ligados a fins-de-semana pelas chamadas pontes têm um custo e é fundamental que se chegue a um acordo que estabeleça dispensas que depois sejam descontadas no período de férias', defendeu João Proença, secretário-geral da UGT, ao CM, adiantando que a questão deverá ser debatida em sede de concertação social.
Para o sindicalista, esta solução 'beneficiaria na mesma o trabalhador, sem prejudicar a economia ou a produtividade do País e melhoraria o funcionamento das empresas'." (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto está acessível na íntegra.